quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Amar como ela amou.

A minha avó senta-se com uma manta ao colo e insiste que pegue numa para as minhas pernas. Não tento explicar-lhe que estou bem assim, que não tenho frio, não me iria dar ouvidos. Pego noutra manta da sala. Sento-me ao seu lado, frente à lareira que crepita. Olha o fogo com uma seriedade de quem enfrenta uma pessoa sábia. Não se vira para mim quando me fala:
- Não tenhas medo do Amor, Joaninha.
Olho-a com a seriedade com que enfrenta o fogo. Não tento explicar-lhe que estou bem assim, que não tenho frio, não me iria dar ouvidos.
- O teu avô era uma pessoa muito abstracta. Teria de o ser, para me compreender. Teria de ter o seu mundo para se refugiar nas minhas noites de loucura. Teria de ser um artista de quando em quando, aluado nos seus delírios para que pudesse aceitar os meus. Nunca poderia pedir um Amor tão grande a alguém que não o sentisse em si também. Mesmo antes de me conhecer, ele era uma pessoa tão.. apaixonada. Pelas pessoas e as suas histórias. Pelo mundo que não chegou a ver, mas que julgou que sim. Tu entendes? O teu avô era uma pessoa muito abstracta. O teu avô era uma pessoa..
- Em demasia.
Interrompo-a de inconsciência. Falei como se para mim mesma.
- Em demasia, sim. Como eu.
Volta-se para mim, olha-me nos olhos. O seu rosto tem tanto para me contar, no silêncio que julguei ouvir.
- E como tu, Joaninha.
Não tento explicar-lhe que já não há rostos como antigamente, olhos que falam num silêncio audível. Não vou roubar-lhe a fé com que crê que ainda se ama como ela amou. Seria um golpe cruel, como foi para mim percebê-lo. Não me daria ouvidos se lhe dissesse, como se para mim mesma, que não vou encontrar alguém a quem possa exigir tanto. É simplesmente demasiado, percebe 'Vó?
- Eu não tenho medo do Amor. Eu tenho medo da falta dele.
Estala a língua no céu da boca uma vez, como quando diz «disparates!» muito destemidamente. Volta a olhar a lareira que crepita e sorri. Penso que talvez esteja a ver o avô. É uma pessoa muito abstracta, a minha avó.

19 comentários:

  1. Por vezes também penso se não estarei deslocado da época histórica em que deveria ter nascido. Mas não achariam os nossos antepassados o mesmo? São tempos esquisitos estes, eu acho...

    ResponderExcluir
  2. Tão bonito, mas sim já não se ama o amor da forma que a tua avó falou. Eu queria crer que sim, mas começo a achar que não....bjs

    ResponderExcluir
  3. As conversas com as avós são as melhores :)

    ResponderExcluir
  4. ouh Joana Éme:) que lindo.

    parece que hoje em dia, estranho é as pessoas serem assim de paixão. sentirem paixão pelas pessoas e pelas coisas, pelo mundo, serem pessoas abstractas. é o que dizem de mim, ou pensam, que não são capazes de o dizer.
    também sou em demasia, de paixões eu. pelas pessoas, pelo abstracto, pelo mundo
    tal como tu Joana Éme querida
    já tinha mil saudades



    eish, e é lixado sentir assim, em demasia, claro, para os outros sempre em demasia, um extremo, e não ser correspondido. it really sucks!

    ResponderExcluir
  5. Uma das maiores falhas humanas é ter medo de falhar. A maior perda é a de ter medo de perder.
    Tu não és abstrata Joaninha.

    ResponderExcluir
  6. Este texto transporta tanta, tanta tornura Joana.

    ResponderExcluir
  7. amar em demasia é algo que só determinados possuem. parece-me a mim que pertencemos a esse grupo :) *

    ResponderExcluir
  8. ás vezes pergunto-me se é justo nascer com coração em demasia. é justo eu querer mais que o outro? amar mais que o outro? querer um amor como o da tua avó e o outro não? não acho nada justo.

    estou cansada de ser em demasia, não estás?
    ou então, estou cansada de ser em demasia sozinha.

    ResponderExcluir
  9. Fiquei cheia de vontade de pôr um link para este teu post no meu blog... posso? Revejo-me imenso nele! E admiro a forma como o escreveste!

    ResponderExcluir
  10. Mais vale ser em demasia e abstracta, sempre :)e há sempre alguém que te equilibre, vai aparecer *

    ResponderExcluir
  11. tento sê-lo muitas vezes, mas so nos meus momentos de completa inlucidez é que o consigo. obrigada:)
    gostei muito deste teu texto , continua , vou seguir.

    ResponderExcluir
  12. a objectividade está demasiado valorizada :)

    ResponderExcluir
  13. Se calhar até estou porque partilho da demasia do teu coração. E ainda há amores assim, como o da tua avó, como os de antigamente. Eu acredito e não acomodo à maré de amores com letra minúscula.

    ResponderExcluir
  14. Também sou assim, abstracto, em demasia, ligado a paixões, pelas pessoas, pela vida, pelo mundo. Gostei tanto do texto, faz-me lembrar as conversas com a minha avó :)
    Beijinho Joana

    ResponderExcluir
  15. E bem vinda de volta!:D ja la vao uns dias, mas não tenho andado pelos blogs, de maneira que ainda não tinha reparado.

    ResponderExcluir
  16. Bem -vinda. (a tua avo e uma senhora que eu tenho muito desejo de conhecer, by the way.)

    ResponderExcluir
  17. « Eu não tenho medo do Amor. Eu tenho medo da falta dele.»

    Temos o mesmo medo pelos vistos.
    És a maior (e a melhor) contadora de histórias*

    ResponderExcluir
  18. "Teria de ter o seu mundo para se refugiar nas minhas noites de loucura."
    Fantástico!

    ResponderExcluir